A arte

O encanto e atração pelo mundo das bonecas pode ir além da fase infantil de uma menina. A magia de brincar de boneca  aliada à vontade  em guardar lembranças de um familiar. A maternidade e a fase de uma criança  nos  remete aos melhores e inesquecíveis momentos de alegria. A Arte Reborn é para muitos, um mundo de sonhos que já atraiu e continua atraindo milhares de admiradores e colecionadores ao redor do mundo.  Agora o imaginável pode ser tornar real diretamente das mãos da Artista Cássia Robini para seus braços!
 
 
O que é a Arte Reborn?
Reborn (palavra em inglês que significa: renascer) é o nome dado à Arte de criar  através de técnicas de pintura realista e micro enraizamento de cabelos, bonecas realistas inspiradas em bebês de verdade. Os bebês reborn não são considerados um brinquedo. Por se tratar de um trabalho artístico completamente artesanal e delicado, os bebês reborn é uma arte voltada para um público colecionador. Com a grande expansão da Arte Reborn pelo mundo através das redes sociais, meninas de todas as idades sonham em ter um bebê reborn. É muito importante alertar os pais sobre a responsabilidade em presentear suas meninas, já que uma peça de arte não é indicada a crianças para brincar. Não se trata de um bebê de verdade, porém com tantos detalhes delicados que compõe um trabalho como esse,  os cuidados de manuseio devem ser os mesmo que teria com um bebê de verdade. Confira logo abaixo os cuidados especiais que são necessários com um bebê reborn e como manter  ele sempre em perfeitas condições de realismo por muitos anos.
 
História da Arte no Brasil e no mundo
Não se sabe ao certo, quando e onde surgiu, ou mesmo quem inventou a Arte Reborn, ao redor do mundo ouve-se diferentes versões e várias pessoas que declaram-se “inventoras” da arte. O que na verdade se sabe é que desde os primórdios da humanidade o homem já tentava reproduzir sua própria imagem e semelhança, e a partir daí também surgiu a idéia de criar bonecas cada vez mais realísticas.
 
A restauração ou repintura de bonecas sempre existiu, inclusive no pós-guerra, onde as mães restauravam os brinquedos de seus filhos. Agora não podemos afirmar que este seria o “princípio” da Autêndica Arte Reborn, já que a restauração de bonecas ultilizava-se de materiais e técnicas totalmente diferentes.
 
Recentemente, por volta do final dos anos 80, lançou-se no mercado bonecas bebê fabricadas em vinil com formas e aspectos muito parecidos com bebês recém-nascidos reais.  Alguém em algum lugar teve a brilhante idéia de desmontar uma dessas bonecas, provavelmente, uma da marca espanhola Berenger Dolls, pintando-a por dentro e por fora, recriando assim uma aparência com detalhes e tom de pele muito mais real e natural.
 
A partir dos anos 90, com a chegada da internet, as imagens desses bebês ganharam o mundo e passaram a conquistar milhares de admiradores e colecionadores que chegaram a pagar pequenas fortunas em sites de leilões por esses bebês. A constante busca de aperfeiçoamento e realismo gerou um enorme seguimento voltado para a Arte Reborn, hoje existem os chamados moldes ou kit Reborn fabricados exclusivamente para essa arte, não sendo mais necessário desmontar e nem remover a tinta e acessórios de fábrica.
 
Um dos pioneiros na criação de kits reborns, Pat Secrist da Secrist doll Co., passou usar o termo “Newborning” , pois refazer  o bebê já não era mais preciso, ultilizando-se do kit em “branco” fabricado por ele. Mas é muito comum ouvir-se ambos os termos quando se refere à Arte. Hoje, já são diversas industrias que se dedicam a fornecer uma série de produtos de alta qualidade às Artistas do seguimento.
 
Enfim, a Arte Reborn hoje é uma realidade não só no mundo como também no Brasil. Tem-se somente o registro que arte chegou no país em 2005  Hoje centenas de pessoas e famílias possuem ou tem como renda a Arte no Brasil. É a arte dando o seus frutos, há muito ainda o que criar ou recriar, não importa, basta deixar-se seduzir por essa encantadora Arte de Renascer a cada dia.
 
Texto de Marisa Monteiro
Bibliografia: The Art e Magic of Reborning- Stephanie Sullivan-2008
Além de outras diversas fontes de pesquisas e estudos.
Técnica de Criação
Com moldes de vinil siliconado ou silicone (todo o material usado é importado e de alta qualidade), o artista que se dedica a esta arte tem como objetivo dar realismo aos bonecos, transformando-os em bebês quase reais.
 
O aspecto e textura de pele do bebê reborn é feita com a aplicação de várias camadas de tintas e vernizes até chegar a tonalidade e aparência desejada. Este processo exige cuidado com a transparência para que até minuciosos detalhes como veias, micro vasos, unhas crescidas, próprias de um recém-nascido, apareçam. O corpinho é macio e articulável, pois seu preenchimento é de areia ornamental tratada para dar ao bebê reborn o peso de um recém nascido. Unhas, manchas naturais, lágrimas e até a babinha dos bebês são detalhes criados com a delicadeza sensibilidade de um Artista. Os cabelinhos são micro implantados com agulhas finas e o material usado é feito de pêlo de ovelha tratado, tingido e finalmente condicionado. Os olhos podem ser de vidro ou acrílico, dando um  aspecto real ao bebê reborn.
 
É possível ainda adicionar sistemas ao Bebê Reborn, como batimento cardíacos, que, sob pressão, simula o pulsar do coração do bebê.  Além de choro e risada real. Com todos estes cuidados e dedicação, o processo de criação de um Bebê Reborn pode variar de  um a dois meses. ada bebê reborn é uma peça única e exclusiva, uma verdadeira obra de arte.
 
  
ALERTAMOS OS PAIS PARA QUE ORIENTEM E SUPERVISIONEM AS CRIANÇAS EM RELAÇÃO AOS RISCOS NO MANUSEIO DE IMÃS. ENGOLIR UM IMÃ PODE CAUSAR ASFIXIA E PERFURAÇÃO NO INTESTINO. DEVE-SE AINDA EVITAR TOTALMENTE A PROXIMIDADE DO IMÃ A MONITORES, DISQUETES, CARTÕES DE CRÉDITO E PESSOAS COM MARCAPASSO. 

Arte e técnica

© Reborns Robini 2011 . Todos direitos reservados!                                                                                                                             © Fotos by Cássia Robini Pimenta-Belo Horizonte - MG